quarta-feira, 25 de junho de 2014

Guardiões da Galáxia: Vingadores Cósmicos


Iniciei a leitura deste livro com sentimentos contraditórios, e acabei de o ler com sentimentos contraditórios… Isto fez-me lembrar porque não comprei o livro na língua original em 2013. Mas agora que saiu em português não resisti!

Quem me conhece sabe que eu sou um fã de aventuras cósmicas, e tornei-me fã dos Guardiões da Galáxia em Annihilation.
Foi uma fase incrível que durou até Thanos Imperative.

De repente a Marvel num acesso de arrojo decide fazer um filme com este grupo pouco conhecido do grande público, e aí necessitavam de um relaunch do grupo. Quando soube que isto tudo iria acontecer fiquei com um sorriso nos lábios, mas ao mesmo tempo com um bocado de medo… sobretudo quando soube quem iria ser o argumentista: o Todo-poderoso, Omnipotente e Omnipresente Brian Bendis, que se substitui a qualquer Deus naquela editora. Para que conste não gosto deste argumentista.

Outro dos medos que eu senti foi a presumível ingerência da Disney num título que à partida não é para criancinhas pequenas. E tinha razões para isso, porque se este relaunch seria para preparar o público para o filme, então Gamora seria penalizada visto que é uma personagem que sempre andou quase despida e com uma aparência muito sexualizada.

E assim foi. Ficamos com uma Gamora vestida com uma armadura ridícula até ao pescoço, e de CAPACETE!!! Isto chama-se desvirtuar uma personagem com quase 40 de história.
É que Gamora tem um factor de cura superior ao Wolverine, para quê o WTF de uma armadura. Pior, por vezes metem-lhe uma arma de fogo (ou laser) nas mãos quando ela apenas usava armas brancas e as próprias mãos! O estúpido do Bendis não sabe que ela é a mulher mais perigosa do universo?? Para que é que ela precisa de uma pistolinha?

E claro, o anormal do careca (Bendis) tinha de colocar um herói conhecido no meio do grupo: Homem de Ferro. Qualquer leitor mais atento verifica que ele está completamente deslocado ali!
E claro… para quê explicar como dois mortos aparecem do nada assim sem mais nem menos? Estou a falar de Peter Quill (Star-Lord) e Drax.


Bom, agora que já desabafei vamos ao livro sem falar destas anormalidades.
Bendis tenta fazer uma “origem” do Star-Lord, não está mal mas é muito pouco original…
O pai de Peter Quill tem uma avaria na nave espacial e cai no quintal de uma moça engraçada com quem se enrola amorosamente. Depois, claro, deixa a moça grávida e sozinha (Isto é uma cena muito original... certo?).

E pronto… o rapaz cresce, vêm os inimigos do pai que afinal é um Imperador, matam a mãe, tentam matar o rapaz (claro que não conseguem, certo?) e este explica ao Tony Stark como chegou a Star-Lord.

Como disse atrás, o pai do nosso herói é de linha Real, do Império Spartax. E também não é grande coisa como pessoa. A relação pai filho neste livro é sempre de afronta e desprezo de Star-Lord pela postura do pai, havendo aqui alguns diálogos engraçados.
A grelha destes Guardiões contém Star-Lord, Gamora, Drax, Rocket Racoon e Groot (para além do Homem de Ferro). A ligação e interacção destes seres únicos está bem feita e o livro tem mais acção do que é normal nas histórias do Bendis (graças a Deus), sendo certo que é aqui nesta mecânica que se sente que o Homem de Ferro está a mais.

A história em si, e não a ligando ao passado destas personagens, não está mal e se me abstrair de ser um geek deste grupo, consigo perfeitamente gostar da história apresentada por Bendis, sem ser nada do outro mundo, claro. Falta-lhe aquele toque de magia cósmica com que Abnet e Lanning envolviam as suas histórias, mas pronto, não foi tão mal quanto eu poderia pensar.

A arte de McNiven está ao seu nível normal, nem é bom nem é mau, cumpre perfeitamente com o que lhe é pedido. Nada a dizer de especial. Mas no final do plot principal é-nos apresentada uma série de quatro histórias, cada uma delas com um elemento do grupo individualmente (excepto Peter Quill e Tony Stark, óbvio). Detestei o desenho da história do Drax. Ponto. Imitações de Mignola? Épah… paguem ao Mignola bem que ele até fazia aquela pequena história (e nem quero saber o nome do tipo que desenhou aquilo, a ignorância é uma bênção!).
Para quem não conhece os Guardiões este livro não fará qualquer confusão. Podem comprar sem medo.

Irei ver o filme de mente aberta. A única coisa que espero do filme é mesmo um bom momento de diversão, e que não subvertam as personagens envolvidas. De resto é esperar por Agosto.

Boas leituras

TPB
Criado por: Brian Michael Bendis e Steve McNiven (entre outros)
Editado 2014 pela Panini
Nota: 7,5 em 10

25 comentários:

  1. Eu como sou novato no grupo nunca li nada só não gostei da Gamora vestida e do Drax menos Drax(A Saga de Thanos e Trilogia infinito).
    Os outros não conhecia e tirando o Stark que está totalmente deslocado.

    ResponderEliminar
  2. Não detesto a nova fase mas tb não deliro. Como tu, Nuno, sou fã da vertente cósmica da Marvel. Adoro todo o trabalho de Starlin e tenho tudo e recomendo vivamente a saga escrita pela parelha Abnett e Lanning. Foi uma pena ter sido truncada para dar espaço a esta nova versão.

    Não tenho problemas com a escrita do Bendis (até gosto) mas estes seus GotG são muito fracos. É pena!

    ResponderEliminar
  3. Optimus
    O Drax que aparece neste livro é muito parecido à versão de Annihilation, a Gamora é que está horrível mesmo.
    -_-
    E sim, o Stark está muito deslocado ali... é que não tem nada a ver com aquele grupo!
    :D

    ResponderEliminar
  4. SAM
    Para mim o Bendis a escrever super-heróis faz-me lembrar massa com feijão. É sempre a mesma história, muitas vezes monótona e desinteressante... para acontecer qualquer coisa tens de folhear, folhear, folhear...
    Este livro sem ser nada de especial acaba por ser divertido, embora muito previsível. Estou como tu, não detesto, mas não deliro, e isto passando por cima daquilo que fizeram com a Gamora e da introdução do Stark no grupo... porque se eu for a pensar nisso, já me consigo aproximar do "detesto".
    :P

    ResponderEliminar
  5. Li isto há pouco tempo... Não tenho nenhum problema em particular com o Bendis, mas também li poucos comics propriamente dito para conseguir fazer uma comparação decente.

    Gostei de ler estes GotG, mas tenho aqui a saga Annihilation e companhia para ler brevemente e tenho boas expectativas.

    Claro que achei o Iron Man bastante deslocado, foi só mesmo para ter lá alguém conhecido do grande público, por motivos óbvios, mas que não faz lá falta nem sentido.

    A verdade é que fiquei fascinado, isto tem personagens interessantes e muito mais potencial do que uns Avengers, que tanta fama têm tido!

    P.S.: eu reparei na imitação do Mignola, até pensei que tinha sido ele!!

    ResponderEliminar
  6. Rui Bastos
    Eu também não tenho problema nenhum em particular com o Bendis, para além dele ser monótono, muita conversa de chacha, e não ter respeitado o passado de muitas personagens provocando problemas cronológicos e de perfil da própria personagem. Tanto que não tenho que ele foi o grande responsável por eu praticamente ter deixado de comprar Marvel...
    :D
    Devias ter lido Annihilation antes de ler este livro.
    De qualquer modo (como ressalvei no meu texto), para um leitor novo que nunca teve contacto com os GOTG, o livro lê-se muito bem e claro que esses leitores não colocam interrogações de como Thanos, Drax e Star-Lord voltaram do mundo dos mortos sem mais nem menos! Para eles os GOTG são terreno virgem por isso este tipo de erros do Bendis não faz mossa, sobretudo quando a morte de Star-Lord e Nova foi memorável é épica!
    ;)
    As personagens são muito interessantes. Logo à partida na formação dos GOTG a partir de Annihilation, eles são membros únicas das várias a que pertencem. Os mundos de Gamora, Groot, Rocket Racoon, Bug entre outros já não existem sendo eles os sobreviventes. Mantis é única, Cosmo o cão telepata é único. Drax foi criado apenas para ser a contraparte de Thanos. Ou seja, só Star-Lord pertence a uma raça não extinta... depois o segredo do trabalho de Abnet e Lanning foi fazer com que toda esta matéria prima funcionasse!
    E conseguiram.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei imenso de ler o quarto TPB The Manhattan Projects, fiquei em pulgas para ler o quinto. Venha ele, já. ÁH, já agora...não gostei nada dessa de usar "careca" como figura pejorativa :P

    ResponderEliminar
  8. Pois, compreendo o que dizes... Um dia ainda tens que me explicar melhor esse sabor azedo do Bendis :p

    Realmente isso assim dito está-me a soar muito melhor.. Acho que vou gostar da saga Annihilation e companhia limitada, eu fiquei bastante fã deste grupo!

    O filme é que está com MUITO bom ar!

    P.S.: o que dizes dos rumores de que o Nathan Fillion vai ser o Cosmo, o Nova ou o pai do Star Lord? :p

    ResponderEliminar
  9. Refemdabd
    Manhattan Projects é do Jonathan Hickman, e não do Bendis!
    :P

    ResponderEliminar
  10. Rui Bastos
    O azedo com o Bendis é só um, não tem respeito pelas personagens e leva as histórias constantemente para becos sem saída. Isto para não falar das suas célebres "cabeças falantes" e por norma a falta de acção das suas histórias. Como eu costumo dizer "massa com arroz".
    O filme tem tudo para ser bom, espero que as expectativas criadas não sejam deitadas por terra...
    Quanto ao Fillion... lol, ele vai entrar garantidamente, só não sei como. As maiores probabilidades vão para o Nova nos pós-créditos.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Eu também sempre fui fã da vertente mais cósmica da Marvel, nos tempos em que comprava Marvel.

    Gostei muito das histórias que li do Star Lord (principalmente a do Claremont & Byrne), mas também das histórias dos Vingadores com os Kree e os Skrulls, o Warlock do Starlin ou do Surfista e Galactus.

    Vou ver o filme com a certeza de que irei gostar, pois fora o The Incredible Hulk, que achei fraco, tenho gostado muito de todos os filmes da Marvel (Marvel Studios, entenda-se).

    Agora, a treta do "bendisverse" é que não me interessa mesmo nada. A falta de respeito que o homem demonstra pelos personagens e pela continuidade é realmente impressionante.

    Mas, pronto... Tal como eu já desisti há muito de ler Marvel, a Marvel também já desistiu há muito de tentar agarrar leitores da minha geração, e contenta-se em reciclar as mesmas histórias e as mesmas origens de década em década para os novos leitores. E esses putos não sabem de nada que veio antes, por isso para quê ligar a pormenores como saber se este ou aquele personagem estava morto ou vivo há uns anos atrás?

    Bah.

    ResponderEliminar
  13. Acredito que o personagem Nova aparecerá no filme, num papel semelhante ao que teve no incício do Annihilation (quem leu sabe do que estou a falar).
    Quanto às críticas ao Bendis... Sinceramente, não vejo mal nenhum no que ele faz. Mais ainda, foi com a run dele em New Avengers que voltei a comprar livros Marvel "core". E o facto é que nunca mais parei, depois disso...

    ResponderEliminar
  14. Paulo
    Esse é o problema maior das grandes editoras americanas. Não inovam grande coisa, apenas reciclam, rebootam e relauncham.
    Por acaso Annihilation saiu fora disto e foi uma lufada de ar fresco na altura!
    E sim, acho que este filme vai ser uma surpresa positiva que a maior parte das pessoas não está à espera.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Daniel Martinho
    Pelo que ouvi, o Nova aparecerá nos pós-créditos. Pelo menos é o que tudo indica.
    ;)
    Repara, quando voltei a comprar Marvel em força foi exactamente com os New Avengers escritos por ele (Bendis). E adorava aquilo no início! Só que chegou a uma altura que perdeu o gás e começou a mastigar, e a mastigar e a mastigar. E esse mastigamento infectou por arrasto tudo quanto roçava o Marvel core Vingadores. Acho que o Bendis devia passar um ano de férias, e não estou a brincar. Por vezes a saturação não deixa novas ideias fluir, mas a parte em que digo que ele não respeita minimamente o passado de muitas personagens e que as transforma noutras é verdade.
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Nuno,
    Sim, também, li isso e foi isso que me levou a pensar que o final do filme seria semelhante ao que se passou em Annihilation.

    Do Bendis, sinceramente, só não estou a gostar (mesmo nada) dos All New X-Men. E, para mim, Secret Invasion foi mesmo muito má. Sim, isso é que são falta de ideias. Quanto ao resto que ele escreveu, para mim, é muito fixe. Adorei a abordagem que ele deu aos personagens de New Avengers (Spiderman, Luke Cage/Jessica Jones, etc). Mas não posso esquecer coisas como o incrível Dark Avengers...
    São gostos :)

    ResponderEliminar
  17. Daniel Martinho
    Sim, comecei por gostar muito dos New Avengers, aliás tenho esta série até ao vol.13 (Siege) em Hardcover, com mais dois volumes sem numeração que foram o Reunion e Illuminati. Aproveitei na altura o "ponto" que Siege fez em numerosas séries da Marvel para as interromper aí.
    Esqueceste-te de outra cena horrível arquitectada pelo Bendis: Avengers vs X-Men
    Que coisa mais sem nexo...
    :D

    ResponderEliminar
  18. não li o texto todo para evitar spoilers, mas o teu 7.5 já me convenceu a ler. depois dou a minha opinião.

    ResponderEliminar
  19. musicslave
    Ora... não dei grandes spoilers...
    -_-

    ResponderEliminar
  20. iá...eu quero é que o Bendis se vá f**** :P

    refemdabd

    PS: Acho que, por esta altura já saberias ler a minha ironia e sarcasmo; também que me desses algum crédito quanto àquilo que eu sei de comics ...duplo :P

    ResponderEliminar
  21. PPS: Com tanta coisa interessante para escreveres, escolhes esta bosta de livro. O que mais me lixa é que eu também o comprei, só para lhe dar uma olhadela. Estou bem arrependido.

    Por isso, sim, Hickman, preferi escrever neste post sobre alguém que produz como o "Bender", mas que o faz com mestria e verdadeiro entretenimento inteligente.

    :P :P :P :P :P :P

    Espero que mais ninguém vá ler isto agora, depois de teres publicado há tanto tempo e eu ter esperado. Fica só entre nós.

    ResponderEliminar
  22. Refemdabd
    Claro que te dou créditos "home"!
    :D
    Mas não sabia se estavas a gozar ou se simplesmente te tinhas enganado... e que a escrever é difícil dar a entoação certa!
    :P :P
    E sim, eu quero é que o Bendis como dois ou três "boiantes" da "praia" da Cruz Quebrada...
    Esse homem tem o condão de estragar o que era bom!
    -_-

    ResponderEliminar
  23. Refemdabd
    Já agora, fiz o post deste livro porque o filme está quase aí, e acabei por o comprar. Achei que devia escrever sobre ele, pois muita gente tem curiosidade sobre o grupo, pois gostam dos trailers mas não conhecem a BD (e estou a falar de tipos que leem comics!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. hehe! Tens razão, é difícil "ouvir" o tom na escrita. Admito, sem qualquer problema, embora com alguma tristeza, não ser um Eça de Queiroz, ou lá perto, por sinal.

    Claro, eu percebi que tinhas caído na mesma armadilha que eu caí; e que o pessoal está todo aceso com o filme que aí vem. Eu (e acho que tu também) não estou nada convencido que vá dali sair alguma coisa de jeito: acção e porrada, tudo bem; uma história enlatada para todos perceberem (em especial os mais burros), um Drax atarracado que também deve dizer umas piadólas; e aquela atriz do Avatar, que no momento parece que não há mais nenhuma atriz para entrar em filmes de acção/sci-fi (já viste: a gaja entra no Avatar, Star-Trek, Star-Wars VII e neste!!!!); ainda por cima não é grande espingarda para encarnar a Gamora, e encarnar é realmente o que faz falta ao personagem: carne...à vista. O mapache (sim, guaxinim em Português de Portugal, é mapache) serve para fazer vibrar as criancinhas com piadas atrás de piadas, que, em conjunto com o Groot mal adubado vão vender muitas action figures e peluches. Isto para não falar do Peter...da-se, aonde é que andam os gajos que se parecem realmente com heróis?! Depois, o furor que o barrigas que se tornou o gajo que faz de Castle (o mesmo que há 20 anos fez o Firefly!!!!) possa ser o Nova, o pai do Nova, o Avô do Nova....DA-SE...a sério?! A sério?! O que é que essa merda interessa?!

    Desculpa-me, estou velho. Entusiasmo-me com pouco. Tornei-me um dos velhos Marretas no balcão a dar bocas para a plateia, mas a deixar-me ficar para ver o espectáculo até ao fim. hehe.

    Eu sei que gostas das historietas do Oliveira Rainha na TV...por isso refreio-me de arrasá-lo. Mas, sim, tens razão, já os papei todos, até o pilot do Flash. Mas com caneco, Oliveira Rainha?! Não podiam ter inventado um nome melhor para o personagem?! hehehe, lá estou eu com o meu mau feitio.

    Abração (temos que nos encontrar, tenho uma prenda para ti, pelos teus cinquenta anos, velha carcaça!!) hehehe.

    ResponderEliminar
  25. Refemdabd
    “Ouvir” o tom da escrita muitas vezes é difícil e tem a ver muito com o estado de espírito do leitor… lol
    :D
    Em relação aos Guardians of the Galaxy e a ansiedade com que alguns (poucos) estão por este filme é fácil. Conhecemos a potencialidade para um filme épico com uma equipa destas, porque conhecemos este grupo da BD. Mas há mais gente em clima de ansiedade, por exemplo o meu filho que não gosta de ler, mas este tipo de filme liberta imaginação. E os trailers ajudam.
    Digamos que é um guilty pleasure para mim, porque estou à espera daquilo que dizes: acção e porrada (falta o sexo… lol). Mas na realidade os filme s de super-heróis não passam basicamente disso e quem está espera de algo mais que isso vai ter uma desilusão! Os filmes nesta onda são para entretenimento puro e é disso que estou à espera que aconteça. Assim não fico defraudado quando vejo um filem deste género!
    :D
    E tu tens de fazer o mesmo senão vais sair sempre da sala de cinema triste… ahahahha

    A série do Oliver Rainha é o maior guilty pleasure que conheço no cinema e televisão para um fã de comics. Pode ter um nome paneleiro, mas é super badass, tem um ritmo galopante, easter eggs à bruta, e num episódio desta série acontece mais coisas que em 5 filmes normais de super heróis!
    Podes não gostar, a série tem falhas, claro que tem (e bastantes) , mas dá um prazer enorme ver aquilo! É o mais parecido com um arco de histórias em livro que eu conheço na plataforma cinematográfica!
    :P
    E sim, temos de nos encontrar (estou de férias), e agora fiquei curioso com a tua prenda…
    Queres vir comer umas amêijoas “À la Nuno”?
    ^_^

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]