sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Crumbs - An anthology of delicious comics by portuguese toast makers



A antologia Crumbs saiu em Portugal durante o Amadora BD de 2014, e logo a seguir foi "passear" até ao festival britânico Thought Bubble, em Leeds, onde a Kingpin Books (editora de Crumbs) esteve presente.

Foi um cartão de visita português para o público do Reino Unido, e pelas reacções, um bom ensaio! Mostrou algo do que os portugueses são capazes de favor em variadas vertentes da BD.

Crumbs representa a diversidade. O cruzamento de ideias e estilos da BD que passam por Portugal, sim, apesar de tudo conseguimos ser bastante eclécticos naquilo que vai para as estantes das bancas e livrarias, e essa situação acaba por dar uma ambiência própria aos nossos argumentistas e desenhadores.
Este facto é referido pelo Vice-Presidente da Marvel, CB Cebulski:

“Os criadores portugueses são únicos. Não estão colados a uma escola específica como os franceses, os espanhóis ou os italianos, por exemplo. Cada artista português vai beber a várias fontes distintas para criar o seu próprio estilo, com influências que vão desde o franco-belga mais clássico ao manga alternativo mais dinâmico, mas sempre com uma coisa rara: uma verdadeira identidade.”

Esta antologia contem 12 histórias, em que participam 17 criativos portugueses, e fica a lista:
  • Capa - André Pereira (desenho) e Afonso Ferreira (cor)
  • The Light Bearer - André Oliveira (argumento) e André Caetano (desenho)
  • Tunnels - Fernando Dordio (argumento) e Bernardo Majer (desenho)
  • The Boar-Man is Getting Married, or, Leng Tch'e - David Soares (argumento) e Pedra Serpa (desenho)
  • Orwell, the Soviet Cat - Mário Freitas (argumento) e Sérgio Marques (desenho)
  • Young Enlil goes to Hell - Pedro Cruz
  • The Green Pool - Francisco Sousa Lobo
  • Low Battery - Nuno Duarte (argumento) e Osvaldo Medina (desenho)
  • Hanging Garden - André Oliveira (argumento) e Inês Galo (desenho)
  • Ick! - Joana Afonso
  • In Clouds - Ana Matias (argumento) e Bernardo Majer (desenho)
  • Omega - Nuno Duarte (argumento) e Ricardo Venâncio (desenho)
  • Walpurgis 77 - Zé Burnay
Como foi um livro preparado para apresentação e venda no Reino Unido, Crumbs está todo ele escrito em Inglês, como devem ter reparado pelos títulos das histórias.

Todas estas histórias são bastantes diferentes em temas abordados, como no estilo gráfico usado. Mas todas elas têm qualidade! É provavelmente o gosto pessoal de qualquer leitor assíduo ou casual que irá fazer pender mais a leitura para algumas delas, deixando as outras não tão agradáveis à sua vista de lado. Isso é natural e humano.

Mas eu convido (e eu também tenho preferências) a que façam uma releitura e que aí leiam sem preconceitos todas as histórias. Existem algumas talvez não tão agradáveis visualmente, ou mais "difíceis" de ler, que na realidade são bem interessantes.





















































Para a minha inclinação pessoal gostei muito de Light Bearer (um final bastante bom e desenho a meu gosto), Orwell (pelo assunto focado), Omega (adoro aquele desenho) e no topo coloquei Low Battery e Ick!. Isto sem menosprezar nada nem ninguém, são apenas inclinações pessoais. Na minha releitura a esta antologia embrenhei-me melhor no Boar-Man is Getting Married, uma leitura mais difícil, tanto ao nível do argumento como no grafismo usado, mas no fim valeu completamente a pena.

A Kingpin Books de parabéns mais uma vez.
É um pequeno livro de bolso, mas muito representativo. Aliás, a Previews UK dedicou a esta publicação portuguesa um lugar no seu Spotlight On, como podem ver na imagem em baixo.




Livro de Bolso
Criado por André Oliveira, Fernando Dordio, David Soares, Mário Freitas, Pedro Cruz, Francisco Sousa Lobo, Nuno Duarte, Joana Afonso, Ana Matias, Zé Burnay, André Caetano, Bernardo Majer, Pedro Serpa, Sérgio Marques, Osvaldo Medina, Inês Galo e Ricardo Venâncio
Editado em Novembro de 2014 pela Kingpin Books

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]