quinta-feira, 9 de abril de 2015

Anicomics 2015: Workshop Underneath The Costume - Entrevista a Miah (Maria João Forte)



Como é tradição no Anicomics, haverá vários workshops e alguns relativos a Cosplay. Houve um que me chamou a atenção por não ser vulgar, este Underneath The Costume.


Um workshop gratuito em que se poderá aprender sobre aquilo que não é visível aos olhos de quem vê um Cosplay, mas disto falará Maria João Forte na entrevista em baixo.

__________________________________________________________________

Entrevista à cosplayer Miah

Olá Maria João
Quando te começaste a interessar por Cosplay?

Comecei a interessar-me por Cosplay em 2006 quando fui ao meu primeiro evento de Anime e vi pela primeira vez Cosplay ao vivo. O meu primeiro Cosplay foi depois em 2007 no Photoshoot. Já estou cá há uns anos!

Vais dar um workshop designado como “Underneath The Costume”. Podes explicar do que se trata?

É um workshop fora do comum que trata um tema menos discutido no Cosplay, mas que é essencial para a caracterização da personagem. Como podemos fingir ter um corpo de desenho animado e o que podemos fazer para estar mais confortáveis com os nossos fatos que normalmente são um martírio para o corpo.


E o que é que podemos esperar aprender nessa tua aula?

Na minha aula vou ensinar aos cosplayers alguns truques e ilusões que podemos fazer para nos tornarmos mais parecidos às nossas personagens favoritas, desde corpetes, a saiotes, binders, shapers, e não só! Como já referi também vou aconselhar aos cosplayers métodos para estarem mais confortáveis a fazer Cosplay, especialmente em situações que usamos os fatos durante muitas horas, como é exemplo o evento Anicomics. Basicamente falar do que se esconde por detrás da máscara.

Quais são os principais cuidados a ter para garantir que toda a preparação de que vais falar vai resultar?

Esta será a minha primeira vez a dar um workshop. O meu método para não me esquecer de nada é criar uma apresentação detalhada com imagens e algum texto para servir como auxiliar de memória. Irei também levar algumas peças e exemplos físicos para os cosplayers analisarem com proximidade.

Agora perguntas mais gerais… Qual foi a personagem da qual fizeste Cosplay que mais gostaste do resultado final?

O meu Cosplay favorito até agora é um fato mais antigo, de 2012 da bruxa Virgilia de Umineko no Naku Koro ni. Talvez não seja o meu melhor fato, mas é o que tem maior valor sentimental. Foi o meu primeiro projecto grande e em que trabalhei quase sempre sozinha, levando praticamente um ano a acabar por falta de experiência e falta de ferramentas. Foi onde aprendi mais sem dúvida, muita tentativa e erro.

Porque achas que em Portugal a maioria dos cosplayers prefere as personagens de Manga ou Anime em detrimento das personagens de Comics?

É uma boa pergunta.

Eu sei porque é que pessoalmente escolho mais fatos de Anime/Manga e menos fatos de Comics, é um meio de entretenimento com que sempre me identifiquei desde muito nova pelo estilo e pelas histórias incomuns que não se vê tanto em filmes/séries/comics. Também prefiro o método de narrativa, que ao contrário dos Comics têm histórias mais curtas e limitadas, com finais certos onde não tenho de investir tanto do meu tempo para conhecer a história e o universo. Mas eu não sei se o meu caso é regra, até porque fujo de mangas/animes que têm mais de 20 volumes/60 episódios. A minha motivação é mais essa, conhecer vários universos, histórias, personagens…, não me quero fixar num estilo ou história durante vários anos e posso adaptar o anime que estou a ver ao meu humor e estado de espírito.

Mas para defender um bocado os Comics, acho que as personagens de Comics são normalmente muito mais complexas e realistas, com muito mais dimensão, até porque têm mais tempo para ser desenvolvidas dando-lhes mais nuances. São mais interessantes do que as personagens de anime, mais humanas.

Se calhar estão em desvantagem porque ou são mais sérias e adultas, ou porque precisam de mais investimento para conhecer bem, ou têm menos variedade de fatos seguindo um estilo parecido (os super heróis e vilões) que também é necessária maior “body confidence”. No caso de anime/manga há personagens e roupas para todos os gostos, é mais fácil apelar a mais pessoas tendo tantos estilos e características por onde escolher.

Apesar de estar inclinada para Cosplay de personagens de Anime irei fazer Cosplay de Comics em breve, de Silk Spectre de Before Watchmen. Se calhar não é um bom exemplo porque Watchmen tem também um início e um fim mais definido.

Queres deixar uma mensagem aos leitores deste artigo?

Venham visitar-me ao Anicomics! E não tenham medo de fazer Cosplay seja qual for a vossa habilidade. O importante é a diversão e o espírito.

Obrigado Maria João!

A Maria João, Miah no mundo do Cosplay, dará este workshop no Sábado, das 11h30 às 13h30, na Sala Multiusos, Piso 0 da Biblioteca.

A Miah também tem uma página no Facebook chamada " Miah's Costumes" a que podem aceder (e fazer um Like) no link:
https://www.facebook.com/MiahCostumes?fref=ts

Para qualquer dúvida relativa ao programa podem consultar o site do evento em:
http://kingpinbooks.net/AniComics2015/index.html 
ou no Facebook:
https://www.facebook.com/events/697888453660164/


Já sabem, este popular evento de Lisboa irá ter início já este Sábado, prolongando-se por Domingo.








O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]