sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Wolverine: Logan



Logan é uma bela pequena história de um possível passado de Wolverine. Falo de um passado possível, porque este mutante já teve tantas histórias passadas que nem sempre batem certo umas com as outras, e muitas vezes nem com o presente.

Este Logan foi criado por duas forças poderosas no campo dos comics norte-americanos que eu admiro bastante: Brian K. Vaughan (Saga) no argumento, Eduardo e Risso (desenhador do recente Batman: Noir) no desenho.
Este livro está à venda em português há alguns dias nas bancas e quiosques de Portugal, editado pela G.Floy, editora que tem demonstrado uma força editorial bastante boa, apresentando ao público português banda-desenhada norte-americana de qualidade acima do normal.

Basicamente e rapidamente Wolverine e um soldado norte-americano são prisioneiros no Japão durante o final da 2ª Guerra Mundial, conhecendo-se na cela, e ambos são mutantes com factor de cura. Acabam por escapar da sua prisão fugindo para dentro do território japonês, e com uma visão bastante diferente do que fazer em caso de encontro com japoneses. O soldado tem um forte sentimento de revolta e considera qualquer japonês um inimigo, seja soldado ou não.Entretanto Wolverine conhece uma linda japonesa por quem se apaixona… o resto descubram vocês lendo o livro.

Vaughan trabalhou muito bem Wolverine, mostrando um lado dele que raramente aparece nos comics. Um Wolverine amoroso e sensível não se apanha todos os dias! O tratamento emocional foi mesmo excelente na minha opinião, mas… o antagonista ficou muito pobre, e isso ainda se nota mais porque Logan foi mesmo bem tratado. Ou seja, ficamos com um vilão que considero que ficou muito “plano”, com falta de profundidade... De resto só não dou uma nota de excelência a este livro do passado do Wolverine porque tem esta pecha, e eu gosto de vilões bem trabalhados e com profundidade.

Quanto a Risso, ou se gosta, ou não se gosta. Eu gosto! :)
Acho que em relação a este desenhador não consigo dizer muito mais. É de topo.

No geral, é uma boa publicação com um preço muito acessível, sobretudo se olharmos para a qualidade do livro em si. Penso que é um livro que a grande generalidade dos leitores irá gostar.

Deixo também o press release da G.Floy para complementar este post:




WOLVERINE: LOGAN

Wolverine viaja até uma misteriosa montanha no Japão, para tentar conseguir fazer as pazes com os fantasmas de um terrível incidente do seu passado quase esquecido, um momento no tempo que o recriou, nas chamas do amor, da morte e da destruição.
Mas se ele não tiver cuidado, esses fantasmas podem continuar a assombrá-lo para sempre...

Brian K. Vaughan, um dos mais premiados e aclamados argumentistas de todos os tempos (criador de Saga, Y: The Last Man, Ex-Machina) junta forças com o artista Eduardo Risso (criador de 100 Bullets) para nos trazer um momento sombrio e cerebral que definiu a vida de Wolverine – o momento que pegou no mutante, e que o transformou em homem. Um volume auto-contido, originalmente publicado em mini-série de três números, aqui reunidos com um extenso caderno de extras (argumento proposto, estudos de capa, esboços, pin-ups).


Brian K. Vaughan - Eduardo Risso
80 páginas, cor, capa dura.
ISBN 978-84-16510-05-4
PVP: 9,99€





Boas leituras






Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]