segunda-feira, 13 de junho de 2016

Pantera Negra: Quem é o Pantera Negra?



Saiu hoje o 19º volume da colecção da Salvat “Colecção Oficial de Graphic Novels” (Marvel).
O herói de serviço é o Pantera Negra numa história de Reginald Hudlin com os lápis de John Romita Jr.

O título, “Quem é o Pantera Negra?”, deixa antever logo à partida o género da história que iremos ler, ou seja, mais um reboot de “origens”.
O livro saiu no princípio do ano passado nos EUA e leva logo a crer o leitor mais avisado destas coisas que é um relançamento da personagem a preparar o filme dos Vingadores (Guerra Civil) onde foi personagem importante.

Reginald Hudlin vem do cinema, onde realizou vários filmes, e são notórias as sequências cinematográficas  projectadas e tornadas vivas no papel por Romita Jr., sobretudo em cenas de acção.
Este relançamento do Black Phanter retira-o das ruas de norte-americanas onde perseguia vilões, e coloca-o em África, mais propriamente no reino de Wakanda. Este reboot é feito através de flashbacks num passado distante, sempre aproximando-se mais do presente com uma narrativa nos EUA onde se discute o que fazer com Wakanda politicamente.


No fim acaba por ser um ser um thriller de vingança… o vilão achei-o um chato, aliás, os vilões usados não são grande coisa na minha opinião, inclusivamente o Cavaleiro Negro aparece por ali meio perdido. Outra coisa mal explicada ali pelo meio é o avanço tecnológico de Wakanda. O desenvolvimento social… pronto, ok, será atingível em situações utópicas, mas o tecnológico nem por isso.
De resto gostei do trabalho de Hudlin na generalidade.

Romita Jr é um ódio de estimação meu dentro dos comics. Desde que largou o estilo do pai (continuo a achar que era o pai a desenhar com o nome dele) demonstrou um estilo horrível, falhas anatómicas por vezes ao nível do amigo Liefeld, enfim, achei o “progresso” dele detestável. Mas pronto, e sem mais delongas, acho que aqui não fez um trabalho mau. Aliás, tem alturas que nem reconhecia o traço mau dele (eheh).
Comparando com o que já vi dele, acho que aqui fez um bom trabalho !

Na minha opinião um livro mediano que se pode comprar perfeitamente sobretudo se for fã do Pantera, ou se está à espera dos filmes para conhecer melhor a personagem.

Fiquem com a nota de imprensa da Salvat e respectivas imagens de promoção do livro:

Volume 19
PANTERA NEGRA
QUEM É O PANTERA NEGRA?
Argumento de REGINALD HUDLIN e arte de JOHN ROMITA JR.

Durante séculos, o avançado reino africano de Wakanda tem sido protegido pelo Pantera Negra, o seu nobre rei-guerreiro. Agora, T’Challa, o rei atual, vê-se forçado a proteger o seu povo de um novo grupo de forasteiros que desejam explorar as suas terras e os seus vastos recursos.


O Pantera Negra é uma das mais marcantes e importantes personagens do Universo Marvel, e foi também o primeiro super-herói negro nos comics. Mais que isso, ele surgiu como uma personagem negra extraordinariamente original e muito contra a corrente da época: era rico, era rei da sua própria nação, um pequeno país africano tecnologicamente avançado, e o próprio nome que ostentava garantia alguma controvérsia, especialmente quando os Panteras Negras de Malcolm X se tornaram famosos nos anos seguintes à sua primeira aparição nas páginas dos comics (em Fantastic Four #52–53, de 1966). Desde aí tornou-se um membro de pleno direito do mundo Marvel, e as suas aventuras nunca mais deixaram de ser publicadas, com alguns hiatos e interrupções. Algumas das suas mais significativas aventuras fizeram história: uma luta contra o Ku Klux Klan, numa história que causou alguma controvérsia (em Jungle Action #19–24, de 1976), apareceu como “artista convidado” nas páginas de quase todos as revistas da Casa das Ideias, e já nos anos 90 integrou os Vingadores (para melhor os poder espiar e controlar, já que receava que se pudessem tornar numa ameaça para o seu país!), lugar em que a maioria dos fãs o viram recentemente no filme Capitão América: Guerra Civil, que marca a estreia de T’Challa no grande ecrã e no universo cinemático da Marvel, onde o veremos em breve num filme a solo.

O volume que aqui apresentamos representa um relançar da personagem pelas mãos de um cineasta afro-americano, Reginald Hudlin, que em 2005 tomou nas mãos a revista Black Panther. E é um ponto ideal para entrar na história desta personagem, já que Hudlin aproveita para rever a história de Wakanda, a ligação dos seus monarcas à terra de que são originários, e a própria origem do Pantera.
Hudlin tentou uma modernização ambiciosa da personagem, usando como fonte de inspiração toda a parafernália da moderna cultura pop afro-americana, desde os filmes de Spike Lee, o rap e as figuras públicas de rappers como Jay-X e P.Diddy, o hip-hop... tudo para dar à personagem, segundo as suas próprias palavras, street cred — credibilidade de rua, credibilidade junto dos jovens, cool, badass. Secundado por John Romita Jr., um dos grandes desenhadores dos comics americanos — que vimos também no anterior volume Eternos — este primeiro arco de história coloca o Pantera Negra face a uma tentativa de invasão de Wakanda por um velho inimigo, e é uma excelente história auto-contida, que foi um sucesso de vendas quando saiu, em 2005.


Finalmente, e para responder à pergunta colocada no título do livro, Quem é o Pantera Negra? Deixemos as palavras ao próprio Reginald Hudlin:
“O Pantera Negra é o Capitão América Negro. Ele personifica os ideais de um povo. Enquanto Americanos, sentimo-nos bem quando lemos acerca do Capitão América,porque nos recorda do potencial da América para fazer coisas boas, se, é claro, todos se regerem pelos mesmos princípios que são a base da fundação deste país. Enquanto Africano, o Pantera Negra deveria representar o potencial de uma nação Mãe Africana. E foi assim que o mostrei nas minhas histórias.”

Ficha técnica
Volume 19: PANTERA NEGRA: QUEM É O PANTERA NEGRA?
Reginald Hudlin e John Romita Jr.
Este volume reúne as histórias publicadas originalmente nas edições Black Panther (Vol. 4) 1 a 6.
160 pgs.
ISBN: 978-84-471-2812-9
PVP: 11,99€




Continuo a não gostar da designação "Graphic Novels" para esta colecção...

Boas leituras














Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]