Regras de Conduta Ética do Leituras de BD




Alguns leitores têm-me feito perguntas sobre possíveis lançamentos, datas, eventos… enfim informação ligada à Banda Desenhada.
Por vezes não ficam satisfeitos com as minhas respostas, pois esperam mais.

Para não haver mais dúvidas sobre este assunto vou passar a escrito as linhas com as quais me conduzo respeitantes a lançamentos, autores, obras, informação editorial e festivais. Assim saberão sempre quais as regras que impus a mim mesmo sobre esses assuntos e com certeza que a partir de agora não ficarão tristes ou chateados pela minha falta de informação, ou respostas dúbias que eu possa dar em alguns assuntos.

Esta é a razão deste post:


Conduta Ética do Leituras de BD
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada dos autores, sem o seu consentimento.
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada das editoras, sem a sua autorização.
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada sobre festivais sem autorização explícita.
  • O Leituras de BD apenas fornece informação sobre lançamento de obras sobre as quais recebeu uma nota de imprensa dos responsáveis editoriais.
  • O Leituras de BD não divulga lançamentos em que o produto já apareceu em outros sites ou blogues apenas com essa informação, evitando assim informações que não sabe se estarão correctas. Ver ponto acima.
  • As divulgações de livros ou eventos regem-se por:
Livros:
- Capa
- Nota de imprensa
- Uma ou várias páginas (facultativo)

Eventos:

- Primeira informação com o cartaz alusivo ao evento e algumas informações pertinentes
- Programação e autores
- Cobertura do evento se possível
- Os eventos apoiados pelo Leituras de BD terão sempre uma cobertura e divulgação o mais abrangente possível, com artigos relacionados, entrevistas, informação sobre autores e informação sobre Workshops que ocorram nesses eventos.



  • Sendo certo que o Leituras de BD também divulga obras que são publicadas no estrangeiro, estas não estão abrangidas pelas regras acima descritas como é óbvio. Apenas obras estrangeiras que este blogue ache relevantes por algum motivo serão divulgadas apenas com informação genérica acessível na Internet.
  • O Leituras de BD coloca o seu logótipo nas imagens digitalizadas pelo autor do blogue, fotografias particulares e imagens fornecidas por autores e editoras especificamente para este blogue.
  • O Leituras de BD não coloca o seu logótipo em imagens retiradas da internet.
  • Apenas são feitas críticas a livros ou revistas que o autor do blogue possua em papel ou em plataforma digital, excepto na rubrica "A Palavra dos Outros".
  • As colaborações “A Palavra dos Outros” e “Lugar aos Novos” são sujeitas a triagem pelo autor do blogue, tendo de ter a qualidade mínima que este autor entende, embora esteja subjacente a subjectividade neste ponto.


Espero que assim os leitores entendam e compreendam porque eu não faço algumas divulgações, ou porque não posso dar algumas informações sobre produtos a sair (ou não).

Para informações sobre este blogue ou obras sobre as quais queiram mais alguma informação o contacto é:

nmamado@gmail.com

Boas leituras

4 comentários:

  1. Bom dia. Trabalho no Gabinete de Estudos Olisiponenses. recebemos um mail de um leitor pedindo informações sobre R. Santos. Junta um original emoldurado. O leitor pensa que ele pode ser contemporâneo de J. Barradas ou A. Morais. Parece-me ser um desenho dos anos 60, talvez até contemporâneo do Cavaleiro Andante ou até das capas da Colecção Grandes Mistérios, Grandes Aventuras. Será que nos consegue ajudar? Muito obrigado.
    ernesto.jana@cm-lisboa.pt

    ResponderEliminar
  2. simon
    A única maneira que eu posso ajudar nessa demanda será fornecer-lhe um nome que terá mais conhecimentos que eu nessa vertente. Chama-se Geraldes Lino e o blogue dele é o Divulgando Banda Desenhada.
    Deixo o link, e por lá conseguirá contactar o Geraldes Lino, que é uma pessoa muito acessível e simpática:

    http://divulgandobd.blogspot.pt/

    :)

    ResponderEliminar
  3. primeiro de tudo grande blog ,descobri a pouco tempo mas já sou seguidor , queria saber se a Levoir ou outra editora estará para começar alguma saga DC ou marvel para breve ou quais as BDs que irao sair em breve

    ResponderEliminar
  4. Oldboy T
    Obrigado pelo elogio.
    :)
    Para já ainda não se sabe nada sobre uma nova colecção/edição da Levoir. Terminaram agora uma, e o Público para a semana vai começar a distribuir semanalmente uma nova série com a ASA:
    XIII
    É uma excelente série que eu aconselho vivamente.
    Não sei se reparaste a G.Floy começou a publicar três séries (excelentes todas elas): Fatale, Saga e Chew.
    Quanto a comics de super-heróis, pelo que se sabe a Panini deixou de publicar em português PT portanto agora só as edições brasileiras.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]